A iniciativa contou com a realização de testes rápidos para detecção de hepatites, HIV e sífilis, além de aferição de pressão arterial e glicemia. Outro foco foi a apresentação de informações cruciais sobre sintomas de alerta para a saúde masculina, como dor ao urinar, presença de sangue na urina, jato urinário fraco ou a necessidade de levantar várias vezes à noite para urinar. Casos que demandaram atenção médica imediata foram devidamente encaminhados para acompanhamento na UBS.
Eudes Inacio da Silva, gerente da UBS Tereza Barbosa, destacou a importância de parcerias como a da paróquia, que estreitam os laços entre o serviço público de saúde e a comunidade. “Ações extramuros são fundamentais para gerar confiança e fortalecer a saúde coletiva, aproximando o público masculino dos cuidados necessários”, enfatizou ele.
O mês de novembro é especialmente dedicado à conscientização acerca do câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul encorajando os homens a cuidarem ativamente de sua saúde e realizarem exames preventivos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, representando cerca de 29% dos casos, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, sublinhando a relevância de campanhas de conscientização e diagnósticos precoces.
Particularmente no Nordeste, a situação é preocupante, com uma alta taxa de mortalidade, cerca de 15,9 óbitos por 100 mil habitantes, superior à média nacional. Esses dados reforçam a necessidade urgente de ações eficazes e contínuas para promover a saúde masculina e alertar sobre riscos e prevenções do câncer de próstata. As campanhas, como a realizada pela UBS Tereza Barbosa, têm papel crucial no combate a esse cenário alarmante, aproximando mais pessoas de cuidados preventivos essenciais.