Na última quarta-feira (18), técnicos da Seminfra estiveram no Centro Universitário Cesmac para falar sobre a obra de contenção marítima e apresentar a tecnologia holandesa que está sendo utilizada. A metodologia consiste na utilização de blocos de concreto e anéis hexagonais capazes de conter o avanço da maré na orla de Maceió. Essa tecnologia já foi implantada em quatro pontos críticos da cidade e está sendo executada no Pontal da Barra.
Os engenheiros da Seminfra, Pedro Lucas Barros e Cícero Rocha, destacaram a importância de levar essas informações para a comunidade acadêmica, contribuindo para o enriquecimento curricular dos estudantes. Eles ressaltaram que a cidade de Maceió está sendo pioneira no uso dessa tecnologia, que tem grande potencial de ser aplicada em todo o país, uma vez que várias regiões costeiras estão ameaçadas pela erosão.
Segundo Pedro Lucas, essa troca de conhecimento entre a Seminfra e as universidades é fundamental para conectar os futuros engenheiros às obras que Maceió está realizando. Ele destacou que essa interação já foi levada também para os alunos de engenharia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e que estão abertos a promover essa colaboração em outras oportunidades.
Além da contenção marítima, a Seminfra também tem apresentado suas obras de estabilização de encostas e do Riacho Salgadinho. Na última terça-feira (17), os engenheiros Alicia Carolina Lourenço e Jhoosef Cordeiro participaram da VII Semana Acadêmica da Engenharia, realizada no Centro Universitário Mario Pontes. Eles explicaram sobre os projetos de contenção de encostas e o Renasce Salgadinho, respectivamente.
As obras de estabilidade das encostas já foram concluídas em 16 pontos da cidade, levando tecnologias que garantem segurança aos moradores. Alicia Carolina ressaltou que a partilha de conhecimento com os alunos é importante, já que se trata de grandes obras que protegem vidas. Já Jhoosef destacou que as obras do Renasce Salgadinho são um marco para a capital alagoana, trazendo benefícios ambientais e econômicos para a região.
Essa troca de conhecimento entre a Seminfra e as universidades contribui para a formação dos estudantes e desperta o interesse em áreas específicas da engenharia. A prefeitura de Maceió se coloca à disposição para continuar promovendo essa interação e colaboração com as instituições de ensino, visando fortalecer o setor de engenharia na cidade.