MACEIÓ – Saúde da Gente leva atendimento itinerante a bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade em Maceió, com serviços variados.

O programa Saúde da Gente tem sido um grande benefício para os bairros e comunidades de Maceió que estão em situação de vulnerabilidade social. A partir de hoje, segunda-feira, 20 de novembro, o programa está realizando atendimentos na Praça Central do Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, e permanecerá no local por duas semanas, encerrando os serviços no próximo dia 1º de dezembro.

O Saúde da Gente é considerado o maior programa de saúde itinerante do país, e está oferecendo atendimentos nas frentes de Saúde da Mulher, Homem, Infantil e Animal. Este novo formato do programa significa que a equipe fica na comunidade por duas semanas, atendendo de segunda a sábado na primeira semana, e de segunda a sexta-feira na segunda semana, totalizando 11 dias de serviços, das 8h às 20h.

Na frente de Saúde da Mulher, são oferecidas consultas clínicas e ginecológicas, exames de citologia, ultrassom, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros. Já na frente de Saúde do Homem, são disponibilizados atendimentos como clínico-geral, dentista, oftalmologista, exames laboratoriais e vacinação. A frente de Saúde Infantil oferece serviços de vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento para a realização do teste do pezinho e da orelhinha. Além disso, a tenda Pet está oferecendo serviços veterinários para cães e gatos, como consulta, vacinação antirrábica e vermifugação.

As equipes de Saúde nas Grotas durante a semana atuarão com ações educativas e vacinação nas escolas municipais e estaduais, juntamente com a Coordenação Técnica de Imunização (CTI). Além disso, profissionais estão prestando serviços de saúde no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde, e também em outras localidades como Grota do Estrondo (Pitanguinha), Geraldo Bulhões (Benedito Bentes), Caetés (Benedito Bentes), Grota da Quebrada (Chã de Bebedouro), Novo Mundo (Barro Duro) e Espaço Flexal (Bebedouro).

Para ter acesso aos serviços de saúde, os cidadãos devem apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. O programa Saúde da Gente tem sido uma iniciativa muito importante para levar atendimentos médicos e preventivos a comunidades que enfrentam dificuldades de acesso à saúde. É um grande exemplo de como ações integradas e itinerantes podem beneficiar a população de forma significativa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo