O encontro foi parte das atividades da campanha “Maceió é Massa Sem Racismo”, uma iniciativa do município em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas. A proposta inédita de abordar o tema do combate ao racismo sob a perspectiva da comunicação pública chamou a atenção dos participantes.
A condução da discussão foi feita pela jornalista Juliana Cézar Nunes, uma referência nacional no assunto, sendo mestra em Comunicação Social e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do DF (Cojira-DF), além de gerente de Jornalismo Digital da EBC, Agência Brasil e a Radioagência Nacional.
Durante o evento, Juliana destacou a importância de criar um plano de comunicação antirracista dentro dos locais de trabalho e propôs a realização de um diagnóstico dos pontos fortes e fracos das pastas em relação à política de igualdade racial, além da criação de um calendário com datas, eventos e pautas voltadas para esta temática.
A jornalista ressaltou que cada profissional pode ser um agente de mudança ao estabelecer pontes entre o poder público e os jornalistas para combater o racismo na sociedade. A discussão foi vista como um marco na cidade e marcou o início de um processo de construção de propostas para a formação continuada dos servidores e compartilhamento de conhecimentos.
Para a subsecretária de Comunicação de Maceió, jornalista Eliane Aquino, a discussão sobre o racismo na imprensa é fundamental para o combate às desigualdades raciais na sociedade, destacando a importância desta abordagem na nova perspectiva de comunicação da Prefeitura.
A avaliação da coordenadora de Igualdade Racial da prefeitura e do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, foi no sentido de que a desconstrução do racismo começa pelo conhecimento e essa discussão se tornou uma ferramenta para alcançar esse objetivo. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), Alexandre Lino, também elogiou a iniciativa da Prefeitura de Maceió e destacou a importância do debate sobre equidade racial na sociedade.
Em suma, o evento promovido pela Prefeitura de Maceió se destacou pela inovação e relevância do tema discutido, oferecendo um espaço para profissionais da comunicação refletirem sobre a importância de promover a igualdade racial por meio da linguagem e das práticas comunicacionais. A roda de conversa marcou um passo importante na construção de estratégias para o combate ao racismo estrutural na cidade, abrindo caminho para novas discussões e ações nesse sentido.
Para mais informações sobre a Secretaria de Comunicação (SECOM) da Prefeitura de Maceió, acesse o site oficial: https://maceio.al.gov.br/noticias/secom/comunicacao-da-prefeitura-participa-de-debate-sobre-linguagem-antirracista.