Destinado especificamente aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, o projeto visa fomentar princípios como cidadania, ética, participação e responsabilidade social. Kátia Lessa, coordenadora de Políticas Interssetoriais da Semed, elucidou que o programa está na fase final de implementação. Para assegurar que cada etapa seja cumprida com sucesso, equipes técnicas da Semed, em conjunto com a CGU, realizam visitas a todas as escolas participantes.
“Estamos nas etapas finais e, para garantir o sucesso e a integridade dessas etapas, juntamente com representantes da CGU, estamos indo às escolas para avaliar as ações, monitorar e dar o suporte necessário”, explica Lessa. Conforme o cronograma, todas as 48 escolas participantes deverão ser visitadas até o dia 28 de novembro. As visitas tiveram início nas escolas Donizete Calheiros e Major Bonifácio em 13 de novembro.
A coordenadora da escola Major Bonifácio, Alessandra Wanderley, expressou forte entusiasmo pelo programa, destacando sua aceitação tanto entre alunos quanto entre educadores. Alessandra ressalta a riqueza do material didático que, por meio de uma abordagem lúdica e diversificada, cativa os estudantes e nutre a interdisciplinaridade nas aulas, muitas vezes em conjunto com o ensino religioso.
A metodologia de ensino se embasa em materiais como gibis da Turma da Mônica e livros que incentivam o debate e a discussão entre as crianças. “Os alunos gostam porque ele é bem diversificado, com temas diferentes e trabalha em uma linguagem lúdica”, descreve Alessandra. Ela sublinha a importância de elementos como respeito ao outro, autoestima e cuidado com o planeta, todos integrados ao currículo escolar por meio do programa.
Alessandra vê no UPT uma ferramenta vital para despertar nos estudantes um senso aguçado de cidadania, ética e responsabilidade. E vai além ao afirmar que a continuidade e expansão de projetos semelhantes são essenciais para o enriquecimento educacional das futuras gerações. “Um projeto como esse não pode acabar e tem que haver mais programas que falem a linguagem da criança de forma lúdica e atrativa”, conclui entusiasmada.
Durante as visitas, técnicos da CGU ouvem alunos e professores, procurando avaliar o impacto do UPT e a receptividade do material. Alessandra destaca a importância dessas visitas, afirmando que elas servem para compreender se os objetivos do programa estão sendo atingidos de forma eficaz dentro do ambiente escolar.