MACEIÓ – Prefeitura de Maceió realiza mutirão em borracharias para melhorar serviços na cidade.

A Prefeitura de Maceió deu início nesta quarta-feira (16) ao Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis nas borracharias e pontos de descarte de resíduos da cidade. Denominada Dia D dos Pneus – Educar e Orientar, a ação faz parte do programa Maceió Unida Contra a Dengue e busca prevenir danos ambientais e riscos para a saúde pública.

O objetivo do mutirão, que também acontecerá no dia 22 deste mês, é conscientizar os responsáveis pelas borracharias sobre a importância da logística reversa, incentivando o descarte correto dos pneus que não serão mais utilizados. Além disso, serão oferecidas atividades educativas sobre saúde e cuidados ambientais.

Coordenado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o mutirão acontece das 8h às 14h e irá percorrer borracharias, pontos de descarte irregular e outros locais onde possa haver pneus acumulados. O objetivo é recolher e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, ressalta a importância da ação para a prevenção e conscientização da população sobre a manutenção dos cuidados para combater o mosquito. Segundo ela, o descarte inadequado de pneus inservíveis traz diversos riscos para o meio ambiente e para a saúde da população, sendo essencial educar e orientar os proprietários das borracharias e a população em geral sobre o armazenamento adequado e o descarte correto desses pneus. Dessa forma, é possível controlar melhor a proliferação do mosquito e contribuir para a diminuição do número de casos de arboviroses como dengue, zika e chikungunya.

Como parte da ação, também foram disponibilizados quatro pontos fixos, com equipes de educação ambiental, fiscais, agentes de endemias e da vigilância, para o recolhimento de pneus. Os pontos estão localizados na Praça do Santo Eduardo (Poço), na Praça da Faculdade (Prado), na Praça Padre Cícero (Vergel) e na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes). Eles funcionam no mesmo horário do mutirão desta quarta-feira (16).

Além da Alurb, também estão envolvidas na coordenação das atividades a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), a Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (SEMAPA), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da Vigilância Sanitária e dos Agentes de Combate às Endemias.

O Mutirão de Coleta de Pneus inservíveis é mais uma ação importante para combater as dengue, zika e chikungunya em Maceió. A participação da população é fundamental para o sucesso da iniciativa, que tem como objetivo tornar a cidade mais segura e livre dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo