Os candidatos que já tiverem iniciado o processo de habilitação antes dessa data estarão isentos da nova exigência, o que proporciona uma transição mais tranquila para aqueles que já estão em andamento. Importante ressaltar que a exigência do exame toxicológico não se aplica em casos de renovação ou emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nem para a Permissão Internacional para Dirigir.
Atualmente, o exame toxicológico já era uma prática comum entre motoristas profissionais das categorias C, D e E, que incluem motoristas de caminhões, ônibus e veículos de transporte de carga ou passageiros. O teste é laboratorial e consegue detectar o consumo de drogas e substâncias psicoativas por até 180 dias, dependendo do tipo de amostra coletada.
Para os aspirantes a condutores, será necessário realizar o exame toxicológico após a abertura do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Somente após esse procedimento, e dentro de um prazo de 90 dias, será possível realizar os exames de aptidão física, mental e psicológica, etapas essenciais para a finalização da habilitação.
Os candidatos devem buscar um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cuja lista está disponível nos canais oficiais do governo. Ao iniciar o processo pelo aplicativo CNH do Brasil, eles poderão abrir o pedido apenas em um posto do Detran-RJ após completar o curso teórico.
No dia do atendimento, o sistema indicará uma clínica autorizada para o exame médico, que deverá incluir o resultado do exame toxicológico já registrado. Com essa mudança, o Detran-RJ espera contribuir para um trânsito mais seguro e saudável, fortalecendo as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro e promovendo a responsabilidade entre os novos condutores.





