A campanha teve início no dia 11 de novembro com a Primeira Escuta Ativa do Movimento Negro de Maceió, realizada no auditório da sede da Prefeitura de Maceió. O objetivo foi compreender as necessidades da população negra maceioense e proporcionar uma oportunidade de escuta de suas demandas. Além disso, a exposição Pérola Negra, que exaltou a diversidade e a beleza de mulheres negras alagoanas, foi montada em dois shoppings da cidade.
Outra iniciativa importante foi a roda de conversa no Parque Shopping, desenvolvida em parceria com o Procon Maceió, que apresentou o projeto Procon Racial. Além disso, a Prefeitura de Maceió empossou os integrantes do Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial, formado por representantes de diversas secretarias e órgãos municipais.
Um Guia Afro Informativo também foi lançado para instruir e combater o racismo na cidade, destacando as diferenças entre racismo e injúria racial, e indicando expressões racistas. A programação do mês da Consciência Negra ainda contou com diversas atividades, como palestras em escolas e faculdades, e um encontro Imprensa Antirracista, que acontecerá no Ritz Hotel Lagoa da Anta no dia 25 de novembro.
Por meio dessas ações, a Prefeitura de Maceió busca promover a igualdade racial e combater o racismo na cidade, mostrando-se pioneira no país ao criar o Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial e lançar o Guia Afro Informativo. A importância dessas iniciativas no enfrentamento ao racismo estrutural e institucional foi ressaltada pela coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros. Servidores municipais também foram alcançados pela campanha, participando de rodas de conversa e recebendo orientação sobre o tema.