MACEIÓ – Prefeitura de Maceió Implanta Central de Acessibilidade em Libras para Atendimento Inclusivo no SUS

A capital alagoana deu um importante passo em direção à inclusão social e à acessibilidade na saúde pública. A Prefeitura de Maceió lançou recentemente uma central de acessibilidade focada em atender a população surda que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse avanço busca garantir que pessoas com deficiência auditiva recebam o devido apoio ao procurar atendimento nas unidades de saúde da cidade.

A iniciativa inovadora promete transformar a experiência de usuários surdos nas unidades de saúde de Maceió. A partir de agora, ao adentrar qualquer unidade, como postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital da Cidade, pessoas surdas ou com outras deficiências auditivas serão assistidas por meio de vídeo chamadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Esse atendimento é realizado por profissionais especializados na tradução e interpretação da língua de sinais, assegurando que a comunicação ocorra de maneira eficaz e respeitosa.

Para tornar o serviço ainda mais eficiente, a Prefeitura disponibilizou um número de telefone para agendamentos prévios de consultas de rotina e exames. Dessa forma, os surdos podem garantir que o serviço estará disponível quando necessário. As chamadas para esse serviço podem ser feitas pelo número (82) 98174-0775, durante o horário de funcionamento das 7h às 17h.

Gilmara Farias, intérprete de Libras e responsável pela central, enfatizou a importância desse projeto. “A central visa trazer melhorias significativas na qualidade de vida, acessibilidade comunicativa e respeito à saúde das pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva em nossa capital”, afirmou. Ela destacou que o suporte não se limita apenas ao momento da consulta médica, mas também abrange todo o processo de triagem e orientações de enfermagem, potencializando a eficácia do atendimento à saúde.

Esse esforço da Prefeitura de Maceió reflete um compromisso com a igualdade de acesso aos serviços públicos de saúde, além de ser um exemplo de como políticas inclusivas podem efetivamente melhorar a qualidade de vida de populações que historicamente enfrentam barreiras na comunicação e no acesso ao atendimento básico. Essa ação é um claro indicativo da sensibilidade da gestão municipal em relação às necessidades da comunidade surda, garantindo que todos os cidadãos possam usufruir de serviços médicos de forma plena e igualitária.

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