Para gerar o boleto com o referido desconto, o cidadão precisa informar o número de inscrição municipal do imóvel. Este número pode ser encontrado em documentos do imóvel ou em boletos e carnês de IPTU dos anos anteriores. Alternativamente, a guia pode ser gerada usando o CPF do titular e o CEP do imóvel. Vale destacar que o desconto ofertado pela Prefeitura de Maceió é o maior entre as capitais nordestinas e o segundo maior em nível nacional, perdendo apenas para Palmas, Tocantins.
Todo o processo é feito exclusivamente online, mas em caso de dúvidas, o contribuinte pode buscar auxílio por e-mail ou presencialmente na sede da Sefaz, localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro de Maceió. Além disso, há postos de atendimento nas Centrais Já! em locais estratégicos, que operam mediante agendamento prévio no site ja.al.gov.br.
Ademais, a Sefaz Maceió informa que, neste ano, não serão enviados carnês de pagamento aos endereços dos contribuintes. Assim, é obrigatório acessar a internet para emitir a guia de pagamento e garantir o desconto. Atenção para possíveis golpes: a secretaria não envia links, SMS, mensagens de WhatsApp ou boletos com códigos de pagamento. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a Sefaz.
O pagamento antecipado do IPTU, além de proporcionar economia, ajuda a prevenir a inadimplência, evitando multas, juros e complicações legais futuras, como a inscrição do imóvel em dívida ativa. Sendo um tributo anual, o IPTU é utilizado na execução de políticas públicas essenciais, como melhorias em infraestrutura, aquisição de equipamentos e outras iniciativas que beneficiam a sociedade como um todo.