A obrigatoriedade do curso é respaldada pela Lei Federal N° 12.468/2011, resolução 457/2013 do CONTRAN e pela Lei Municipal 6.624/2017, que regulamentam as profissões de taxistas e motoristas auxiliares. Durante as aulas, são abordados temas como motivação, legislação, cidadania, atualização de trânsito e normas de circulação e conduta. O curso atende, em média, 50 taxistas e motoristas auxiliares por semana, totalizando mais de 1.500 profissionais por ano.
A coordenadora de Educação para o trânsito do DMTT, Inês Pessoa, destaca a importância de levar todas as situações de trânsito para os condutores, desde as leis de trânsito até o comportamento com os passageiros que serão transportados por eles. A taxista Clara Rúbia, uma das participantes do curso, ressaltou a experiência inclusiva proporcionada pela atividade, afirmando que se colocou no lugar de uma pessoa com deficiência visual, o que a fez entender a importância da confiança depositada no condutor.
O curso é oferecido semanalmente, sendo necessário agendamento prévio para participar. As aulas visam capacitar os profissionais para oferecer um serviço de qualidade, garantindo a segurança e o respeito aos passageiros. Para mais informações e agendamento, os interessados podem acessar o link disponibilizado pelo DMTT.
A iniciativa é fundamental para garantir um serviço de transporte inclusivo e de qualidade em Maceió. Além disso, demonstra a preocupação com a formação e atualização dos profissionais que atuam no setor de táxi na cidade.