Durante a oficina, foi formado um Grupo Gestor, reunindo diretores, coordenadores e gerentes de várias áreas-chave, como Vigilância em Saúde, Assistência à Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, Centro de Controle de Zoonoses e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Maceió. A formação desse grupo é estratégica, pois permite um alinhamento mais robusto entre diferentes segmentos da saúde pública, ampliando a capacidade de resposta integrada e eficaz a possíveis surtos.
Rosalva Yanes, coordenadora do CIEVS Maceió, ressaltou a importância desse tipo de treinamento: “A formação do Grupo Gestor e a realização da oficina reforçam nosso compromisso com a saúde da população. Oferecer capacitação contínua aos profissionais é essencial para garantir uma resposta rápida e eficiente em emergências de saúde, o que se traduz em segurança e bem-estar para todos.”
Os participantes da oficina foram introduzidos aos Dez Passos de uma Investigação de Surto e conheceram o Protocolo Operacional Padrão (POP), uma ferramenta desenvolvida pelo CIEVS Maceió em parceria com diversas áreas técnicas do Grupo Gestor. Este protocolo visa padronizar ações, assegurando uma resposta coordenada entre as equipes e, assim, aumentando a precisão e agilidade nas investigações de surtos. A padronização das operações é fundamental para que as respostas da saúde pública sejam rápidas e eficazes, minimizando o impacto de possíveis crises.
O empenho da Secretaria de Saúde de Maceió em elaborar e executar essa oficina demonstra uma visão proativa frente aos desafios de saúde pública, preparando o município para lidar com eventuais surtos de forma eficiente e integrada. Sob essa perspectiva, a cidade avança para consolidar-se como referência em planejamento e resposta a emergências na área da saúde, refletindo diretamente na qualidade de vida de sua população.