MACEIÓ – Maceió discute implantação do Centro de Referência para atender estudantes com deficiência na rede municipal de educação.

No contexto do Setembro Verde, mês dedicado à luta pela inclusão das pessoas com deficiência, a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, recebeu a primeira-dama da capital, Marina Candia, para discutir a implantação do primeiro Centro de Referência para atender estudantes maceioenses com deficiência. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (6), na sede da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), localizada na Cambona.

O objetivo desse centro é oferecer serviços médicos, educacionais e assistenciais para crianças e estudantes com deficiência da rede pública municipal de educação. A proposta foi apresentada pela equipe da Coordenadoria Técnica de Educação Especial da Semed, a pedido da primeira-dama Marina Candia.

Essa iniciativa pioneira em Maceió visa centralizar em um único espaço público os serviços multiprofissionais e interdisciplinares de referência para a avaliação diagnóstica e atendimento clínico, pedagógico e assistencial de estudantes com deficiência ou transtorno de aprendizagem.

A implantação deste centro é vista como um importante passo para a promoção da dignidade e assistência que essas famílias merecem, além de contribuir para uma educação mais inclusiva. A primeira-dama ressaltou a importância de iniciar este projeto e destacou que ele pode ser ampliado nos próximos anos.

A secretária de Educação, Jó Pereira, afirmou que a educação não pode caminhar sozinha e necessita do apoio de outras áreas, como a Assistência Social e a Saúde. Ela enfatizou que a intersetorialidade é fundamental para proporcionar uma educação inclusiva aos alunos com deficiência. Jó Pereira também ressaltou que Maceió já possui políticas públicas implantadas de inclusão nas unidades escolares, como convênios com instituições filantrópicas que oferecem atendimento especializado.

O Centro de Referência será uma referência para as famílias dos estudantes com deficiência em busca de auxílio e encaminhamentos das equipes da Educação, Saúde e Assistência Social. Serão oferecidos serviços como emissão da Carteira do Autista, consultas médicas com especialistas e encaminhamento escolar.

Atualmente, Maceió possui cerca de 3.541 crianças com deficiência matriculadas nas unidades escolares, sendo 1.139 com Transtorno do Espectro Autista. Para dar suporte a esses alunos, a rede pública de ensino conta com 96 unidades escolares que possuem salas de recursos multifuncionais e 1.098 Profissionais de Apoio Escolar (PAE).

A reunião contou com a presença da deputada estadual Rose Davino, que elogiou o empenho da primeira-dama em participar ativamente da gestão municipal, e ressaltou a importância da intersetorialidade na busca por soluções conjuntas. Também estiveram presentes a secretária-adjunta da Semed, Noêmia Barroso; a subsecretária da Primeira Infância da Secretaria de Desenvolvimento Social, Taciana Flores; e a pediatra Alexandra Amélia, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

Com a criação deste Centro de Referência, Maceió dá um importante passo em direção à inclusão e melhor atendimento dos estudantes com deficiência, reforçando a importância de políticas públicas e iniciativas que promovam a igualdade e o respeito à diversidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo