Um tratamento abrangente e estruturado é oferecido nessas unidades, envolvendo diferentes etapas para maximizar as chances de sucesso dos participantes. As ações incluem sessões de Terapia Cognitivo Comportamental, abordagem medicamentosa, uso de adesivos de nicotina, além de um acompanhamento médico e de enfermagem. Os participantes também contam com reuniões semanais baseadas nos conteúdos do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Segundo Laís Porangaba, técnica responsável pelos Núcleos, mesmo aqueles que procurarem o serviço e não encontrarem vaga imediata já recebem orientações iniciais para começar a redução do uso do cigarro de forma segura e supervisionada. “Além de acolher cada usuário, a rede de apoio é fundamental para controlar e combater o tabagismo em Maceió”, detalha.
Para participar, não é necessário um encaminhamento médico. Basta que o usuário vá até uma das unidades com o serviço disponível, levando documento com foto e o cartão do SUS. A equipe multidisciplinar, composta por médicos pneumologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, está à disposição para oferecer o suporte necessário.
Os Núcleos estão distribuídos por diversos pontos da cidade, incluindo o II Centro de Saúde, URS João Paulo II, e a Clínica da Família José Aprígio Vilela, entre outros. Essa capilaridade no atendimento garante que um número maior de pessoas tenha acesso ao programa e usufrua dos benefícios do tratamento para cessar o tabagismo, trazendo impactos positivos para a saúde pública da região.