MACEIÓ – Linha Verde Avança 19% e Promete Melhorar Trânsito em Maceió com Ciclovias e LED

A construção da nova Linha Verde de Maceió está progredindo e já alcançou 19% de conclusão, oferecendo promessas significativas de alívio para o tráfico pesado dos bairros Tabuleiro do Martins e Antares. Com seus 2,37 km de extensão, a via se apresenta como solução viável para mitigar os tradicionais congestionamentos da área, principalmente nos horários de maior movimento. Essa iniciativa de infraestrutura tem como objetivo não apenas suavizar o fluxo de tráfego, mas também proporcionar segurança e comodidade aos usuários, incorporando ciclovias, áreas dedicadas para pedestres e iluminação LED ao longo de toda a rodovia.

Desde o seu início, o projeto da Linha Verde foi meticulosamente planejado e definido através de audiências públicas que envolveram a participação ativa do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado de Alagoas, além da comunidade local. Especialmente durante reuniões com residentes do Loteamento Terra de Antares II, ficou clara a preocupação em escolher um traçado que fosse amplamente favorável e minimamente prejudicial para os habitantes. A seleção do percurso ideal levou três meses, período durante o qual oito diferentes propostas foram analisadas, cinco das quais surgiram diretamente da comunidade.

Aquelas propostas foram cuidadosamente consideradas, com visitas in loco para assegurar que a seleção final resultasse em impactos ambientais minimizados e menos desapropriações. Todas as remoções necessárias foram concluídas de maneira justa e transparente, garantindo a tranquilidade para as famílias envolvidas.

Como parte do contínuo esforço para melhorar a mobilidade urbana do município, a Prefeitura de Maceió completou recentemente a primeira fase da duplicação da Av. Durval de Góes Monteiro, adicionando 2,2 km à infraestrutura atual entre a Facima e a Tupan. Esse empreendimento trouxe melhorias significativas, como um novo sistema de drenagem e atualizações na rede de iluminação pública. As calçadas foram reconstruídas para serem acessíveis, incluindo rampas e pisos táteis.

A iniciativa agora avança para a segunda fase, dividida em duas subfases, 2A e 2B, que prometem adicionar mais 4 km à avenida. A fase 2A já está em andamento, cobrindo um trecho de 1,2 km da Tupan até a Churrascaria Stella Maris, enquanto a fase 2B prevê uma extensão de 2,8 km até o viaduto da antiga PRF. Esses avanços contínuos ressalvam o compromisso da cidade de melhorar suas vias urbanas e proporcionar aos moradores uma experiência de circulação mais segura e eficiente.

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