Sob o tema “As diferentes dimensões da gestão escolar para a promoção da qualidade com equidade da educação no cotidiano escolar”, a jornada proporcionou um espaço para discussões sobre planejamento, estratégias pedagógicas, liderança e a importância do trabalho colaborativo. A abordagem focou na promoção do aprendizado e no bem-estar da comunidade escolar.
Na cerimônia de encerramento, a ênfase foi colocada nos direitos das crianças e adolescentes, destacando a escola como um ambiente seguro e inclusivo. Com a participação de diversos gestores educacionais, o evento também trouxe à tona questões cruciais, como saúde mental e segurança no ambiente escolar. Regis de Souza, diretor da Escola Municipal Luiza Suruagy, destacou a importância de discutir temas como inclusão e questões sociais, ressaltando que a educação é um direito de todos.
A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Marina Toledo, salientou a relevância dos temas abordados na jornada e expressou satisfação com os resultados alcançados. “Nossa discussão sobre educação inclusiva reafirma nosso compromisso com um ensino de qualidade”, afirmou. “Estamos preparados para iniciar o ano letivo de 2025 com entusiasmo e determinação.”
A coordenadora-geral do programa de Formação Continuada da Fundepes fez coro, destacando a necessidade de um olhar atento à saúde mental e à criação de redes de proteção para os alunos. “O gestor escolar deve compreender e administrar as complexas dimensões de uma escola, mantendo uma relação saudável com as famílias e a comunidade escolar”, concluiu.
O evento representa um passo importante na formação contínua de profissionais da educação, preparados para enfrentar os desafios diários com conhecimento e sensibilidade.