Maceió inaugura mais um parquinho sustentável na orla da Pajuçara, com espaço para pets e wi-fi grátis


Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Maceió entregou o mais novo Parquinho Sustentável da cidade, chamado de “Massayózinho Vovô Dino”. Localizado na orla da Pajuçara, o espaço foi viabilizado através da parceria entre a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb), o Grupo Pajuçara e a Itelx, empresa do ramo de informática.

O Vovô Dino é o primeiro parquinho da cidade a contar com um espaço dedicado aos pets, além de oferecer wi-fi gratuito para os visitantes. A estrutura do parque foi pensada de forma sustentável, com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus, provenientes de reflorestamento.

A diretora de espaços públicos, Iracely Pinho, destacou a importância do parque como uma opção de lazer para as crianças e para os moradores de Maceió. “Maceió ganhando mais um parquinho sustentável, uma área de lazer para a criançada, para o maceioense e para o turista. E o melhor, sem custos para a Prefeitura. A gente cedeu o espaço e os parceiros construíram toda essa estrutura em madeira de reflorestamento”, afirmou.

O Parque Massayózinho Vovô Dino segue uma tendência nacional de utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos. Moacir Teófilo, diretor-presidente de Desenvolvimento Sustentável, ressaltou os benefícios desse tipo de iniciativa. “Mais uma adoção de espaço público proporcionando mais uma opção de lazer para as crianças e para as famílias aqui na orla de Maceió, que é o lugar mais democrático da nossa cidade. Esse é o sétimo parquinho entregue. A Prefeitura pretende colocar o Parque Sustentável nos espaços mais carentes para que possamos ocupar a cidade, ocupar as praças, trazendo um grande benefício para todos”, enfatizou.

Ana Sofia, proprietária do Grupo de Hotéis Pajuçara, destacou a importância da parceria com a Prefeitura e a transformação do espaço que antes não era utilizado. “A ideia foi pegar um espaço que antes não era utilizado e atraía coisas ruins e transformar em um local ativo. O parque trouxe a comunidade, famílias, aqueceu o mercado do pessoal que vende tapioca ao lado e se tornou mais uma opção de lazer para as crianças que vem a orla”, afirmou.

Além disso, Ana Sofia falou sobre a homenagem presente no nome do parquinho, que representa seu pai. “Além dos benefícios para a capital, para a orla, tem a homenagem que fizemos para meu pai. O nome ‘Vovô Dino’ representa ele, que era português, mas construiu toda sua vida aqui em Maceió e amava a cidade. Essa área de integração social demonstra os valores dele em relação à família, onde pais e filhos podem conviver e aproveitar também a natureza”, concluiu.

O parquinho foi muito bem recebido pelos moradores e visitantes. Dayse Kely, mãe de três crianças que se divertiram no espaço, elogiou a estrutura e os equipamentos. “Acredito que é uma distração legal, onde as pessoas podem interagir e se desenvolverem, pois tudo foi pensado para isso, para que elas se divirtam. Gostei muito, é seguro, os equipamentos são todos novos. É a primeira vez que trago meus filhos, mas pretendo trazê-los mais vezes, com certeza”, afirmou.

A construção do parquinho teve como objetivo não apenas proporcionar lazer, mas também contribuir de forma sustentável para a cidade. A estrutura, resistente à maresia, é de baixa manutenção e se adequa esteticamente ao ambiente natural da orla. Além disso, foram utilizadas cordas náuticas e madeiras provenientes de reflorestamento, o que auxilia na redução da pressão sobre as florestas nativas e contribui para a mitigação do efeito estufa.

O proprietário da Amaru, empresa responsável pela construção dos brinquedos de eucalipto, expressou seu orgulho em fazer parte dessa parceria com a Prefeitura. “Um parquinho como esse dá vida ao local que chega. Antigamente, o local era ermo, com criminalidade e agora você crianças se divertindo, famílias e uma ótima iluminação. A Amaru se orgulha em fazer parte dessa parceria com a Prefeitura, contribuindo para a construção de espaços como esse, que embelezam a orla da capital”, afirmou o empresário.

Com a inauguração do Parquinho Sustentável Massayózinho Vovô Dino, Maceió agora conta com sete parques desse tipo. A Prefeitura pretende continuar investindo na construção desses espaços em locais mais carentes, proporcionando lazer e integração social para todos os moradores da cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo