No último dia 3, cerca de 60 idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Dom Adelmo, situado no bairro Prado, participaram de uma ação de lazer e reflexão. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), contou com a parceria da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Os idosos foram recepcionados com um café da manhã e, em seguida, participaram de uma roda de conversa sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. A atividade foi conduzida pela professora da Uneal, Raissa Laurentino.
Além disso, os idosos também participaram de uma ação com o objetivo de controlar a ansiedade e resgatar memórias afetivas por meio da meditação. Dona Marilene Alves, de 75 anos, compartilhou sua experiência.
“Foi a primeira vez que participei de uma ação como essa e a sensação foi maravilhosa, me senti muito leve, como se estivesse flutuando. Ao chegar em casa, apliquei esse método antes de dormir e o resultado foi excelente, quero aprender mais”, explicou Marilene.
No final da iniciativa, os idosos receberam a Carteira do Idoso e desfrutaram de um almoço coletivo cheio de descontração. A coordenadora do Cras Dom Adelmo ressaltou a importância dessas atividades para ajudar os idosos a alcançarem um equilíbrio saudável na vida.
“É extremamente importante que os idosos participem de atividades como essa. Nossa proposta é realizar ações semanais que estimulem o equilíbrio mental. Essa experiência traz diversos benefícios, como melhoria da postura, respiração, fluxo neural, memória e redução da ansiedade”, destacou a coordenadora.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, essa proposta beneficia não apenas o bem-estar físico, mas também promove o conhecimento sobre os direitos das pessoas com mais de 60 anos.
“Ficamos felizes com a realização dessas atividades, que proporcionam tantos benefícios aos nossos usuários. Nosso objetivo é oferecer bem-estar e conhecimento sobre os direitos e deveres desse público, que merece toda a atenção e respeito. Por meio da Prefeitura de Maceió, estamos realizando diversas ações em benefício dos maceioenses e estamos satisfeitos com os resultados”, ressaltou o secretário.
Avenida Comendador Leão, 1.383 – Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h