Com o apoio indispensável da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), o passeio permitiu que os visitantes explorassem as instalações do Palácio dos Martírios, como também é conhecido o museu. Com seu rico acervo de móveis clássicos dos séculos XIX e XX e obras de pintores alagoanos, o espaço proporcionou um mergulho profundo na história e cultura de Alagoas. O museu, que é tombado pelo Patrimônio Estadual, possui ainda uma sala especial dedicada ao famoso dicionarista alagoano, Aurélio Buarque de Holanda.
Para Mariana Maria, de 34 anos, a visita foi especialmente emocionante. “Conhecer a história de Alagoas através dos livros já era fascinante, mas vivenciar isso pessoalmente tem um valor incalculável”, compartilhou ela, exprimindo gratidão pela oportunidade proporcionada pelo CRAS Litoral Norte. A coordenadora do CRAS Região Norte, Viviane Souza, destacou que a proposta da visita além de educativa, trouxe um rompimento com a realidade diária das participantes, oferecendo um momento de diversão e amplo conhecimento.
Essa atividade é um brilhante exemplo de como intervenções sociais podem ter um impacto significativo no fortalecimento de laços comunitários e no enriquecimento cultural dos cidadãos, fortalecendo a identidade e o pertencimento regional.