MACEIÓ – Evento realizado em escola de Maceió conscientiza estudantes sobre a preservação dos rios e animais marinhos.


Em comemoração ao Dia do Rio, celebrado nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Secretaria Extraordinária da Causa Animal (Sebema) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promoveu atividades educativas de conscientização sobre a preservação dos rios e da vida silvestre que depende desse ambiente aquático.

O evento teve lugar na Escola Municipal Neide de Freitas França, localizada na comunidade Saúde, no bairro Pescaria. A iniciativa faz parte do projeto “Datas de Sensibilização”, lançado este ano pela Semed, como uma forma de engajar a comunidade em temas ambientais. Segundo Amoni Nobre, técnica de Educação Ambiental da Semed, o projeto tem como objetivo realizar eventos e ações envolvendo oficinas, palestras e exposições em datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente.

A escolha da Neide França como sede do evento foi estratégica, já que a escola está próxima ao Rio Meirim, um importante local para a comunidade. Além da Semed, equipes da Sebema e do projeto Mar à Vista, do PELD/Ufal, estiveram presentes para ministrar oficinas de pintura de animais marinhos, palestras sobre arboviroses, prevenção do mosquito Aedes aegypti e a importância do cuidado aos animais, além de contação de histórias.

Outro ponto alto do evento foi a realização de uma conferência com a participação da comunidade local, líderes comunitários e estudantes. O objetivo foi ouvir as demandas, problemas e propostas de soluções da população, que serão registradas em um documento a ser entregue às autoridades públicas.

A importância do tratamento adequado aos animais e a necessidade de buscar melhorias para a qualidade de vida dos moradores foram aspectos enfatizados pelo coordenador pedagógico da escola, Bruno Duarte. Além disso, os estudantes também compartilharam o que aprenderam com as atividades. João Marcos de Oliveira, 10 anos, contou: “Aprendi sobre o rio e sua importância. Gostei também de saber mais sobre o mosquito da dengue e aprendi que não pode deixar água parada”.

Já a aluna Esther Vitória Santos de Melo, 9 anos, destacou a descoberta da grande diversidade de animais marinhos e a importância de preservar os rios, onde ela costuma tomar banho. “Gostei muito de saber sobre os rios, tomo muito banho neles. Amei ver que eles ensinaram para a gente”, revelou.

O evento foi um sucesso e reforçou a importância de educar as futuras gerações sobre a preservação ambiental e o cuidado com os recursos naturais. A realização de ações como essa contribui para a conscientização da comunidade e para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes em relação à natureza. A iniciativa é um exemplo de como a união entre instituições governamentais, acadêmicas e a comunidade pode trazer resultados positivos para a sociedade. Afinal, a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo