O treinamento, essencial para a atuação desses profissionais que trabalham diretamente com o público, teve duração total de 48 horas. As aulas foram divididas entre teóricas e práticas e conduzidas pelo guarda municipal Antônio Fonseca, que compartilhou técnicas e procedimentos imprescindíveis para a execução eficaz de primeiros socorros. A coordenadora-geral dos Centros Pop, Darlany Vieira, ressaltou a importância dessa capacitação. Para ela, o curso visa a preparar os profissionais para que estejam prontos para agir em situações emergenciais, oferecendo atendimento prévio enquanto aguardam a chegada dos serviços de urgência.
A capacitação desses profissionais é vista como uma medida estratégica para garantir que, em qualquer eventualidade nas unidades de assistência, os servidores estejam habilitados a oferecer o suporte necessário de forma imediata, enquanto profissionais de saúde especializados não chegam ao local. Essa ação demonstra o comprometimento das autoridades locais em equipar seus agentes com habilidades essenciais que não apenas ampliam seu repertório de atuação, mas, sobretudo, oferecem um diferencial no cuidado à comunidade.
O superintendente da Semdes, Júnior Tenório, enfatizou a relevância dessa formação, destacando a preocupação da prefeitura em assegurar sempre o melhor serviço para a população. Segundo ele, ao adicionar conhecimentos de primeiros socorros à rotina dos servidores, a Secretaria dá um passo significativo a favor da segurança e bem-estar dos cidadãos atendidos por suas unidades.
No encerramento do curso, todos os participantes receberam certificados de conclusão. A entrega dos certificados não apenas reconhece o empenho dos participantes como também reforça o compromisso contínuo da prefeitura de investir no desenvolvimento e capacitação de suas equipes. Com essa iniciativa, a administração municipal reafirma seu compromisso em promover ações que contribuam efetivamente para a segurança e qualidade de vida da população local.