MACEIÓ – Crianças das creches municipais de Maceió participam de atividades na Bienal. Ação é promovida pela Prefeitura.

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) marcou presença na Bienal Internacional do Livro com diversas atividades voltadas para as crianças. Na manhã desta terça-feira (15), cerca de 500 crianças de creches municipais participaram de contação de histórias, oficinas de pintura e confecção de objetos com materiais recicláveis.

O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce), que disponibilizou equipes de apoio para auxiliar no estande da Semed. Além das atividades no local, as crianças tiveram a oportunidade de circular pela Bienal e conhecer o robô Edu, atração especial do evento. Também puderam utilizar os vales-livros para a compra de obras literárias.

A coordenadora de Formação Docente da Semed, Regina Buarque, se emocionou ao ver o engajamento das crianças. Ela destacou a importância de proporcionar essa experiência cultural para os alunos, que se mostram cheios de expectativas ao entrar na Bienal. “Eles fazem questão de mostrar os livros que compraram com os vales, é lindo acompanhar essa imersão no universo da arte e cultura”, afirmou Buarque.

A coordenadora pedagógica da creche Manoel Coelho Neto, Cássia Cristina Barbosa, ressaltou o papel fundamental da Semed ao apoiar a ida dos alunos para o evento. Ela elogiou o estande da secretaria e agradeceu pela iniciativa.

Uma das crianças que participaram das atividades foi Gabriel Mikael, de apenas seis anos. Ele assistiu à contação da história dos três porquinhos e adorou pintar os desenhos. Gabriel expressou sua empolgação ao dizer que pintou bastante e que continuaria em casa. “Foi tudo muito bom, aproveitei com os amigos e as tias. Agora estou indo ver o robô dançar”, disse animado.

A contação de histórias e o incentivo à leitura foram realizados por técnicas e contadoras da biblioteca da Semed. Foram lidas histórias de diversos gêneros, desde fantasia até contos de fadas, passando por aventuras e livros de imagens.

A programação continuará ao longo do dia, com a previsão de mais 800 crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino visitando o estande da Semed. Também estão previstas apresentações musicais, sarau com poetas, socialização de projetos de leitura e mesa-redonda sobre educação em direitos humanos.

O poeta alagoano Hugo Novaes lançará seu livro “Poematizando” no estande da Semed, encerrando a programação às 19h.

Essa iniciativa da Semed mostra o compromisso da secretaria em proporcionar experiências culturais e educativas para as crianças de Maceió. A participação na Bienal Internacional do Livro é uma forma de incentivar a leitura e despertar o interesse dos alunos pelo universo das letras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo