De acordo com a Diretoria de Proteção Social Básica, entre janeiro de 2021 e agosto de 2024, a Prefeitura de Maceió registrou impressionantes 420.428 atendimentos através dos Cras. Esses atendimentos incluem suporte e orientação sobre benefícios socioassistenciais, como inscrição no Cadastro Único, que dá acesso a programas sociais do governo federal.
Um dos principais serviços oferecidos é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Este último tem como objetivo fortalecer as funções protetivas familiares, prevenir a ruptura de vínculos e aumentar o acesso a direitos fundamentais, promovendo uma significativa melhoria na qualidade de vida dos usuários.
As atividades diárias do SCFV são variadas e abrangem grupos de idosos, crianças e adolescentes, explorando temas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, como saúde, cultura e lazer. Destacam-se iniciativas como Cine Vovó, Baile dos Idosos, aulas de karatê, teatro e música, que não só promovem o bem-estar, mas também oferecem novas oportunidades de convivência social.
Dentre os frequentadores ilustres do serviço, Benedita Fernanda, conhecida como Dona Biu do Pandeiro, compartilha sua experiência transformadora ao longo de uma década participando das atividades do Cras. “Eu frequento o Cras há 10 anos e posso dizer que minha vida mudou para melhor depois que conheci essas pessoas maravilhosas”, relata Dona Biu, revelando como recuperou suas raízes culturais e encontrou a felicidade através do convívio proporcionado pelo Cras.
Este esforço não só ajuda a elevar o espírito comunitário, mas também contribui para a construção de novos projetos de vida para os habitantes de Maceió. Entre janeiro de 2021 e setembro de 2024, 139.819 atendimentos foram realizados pelo SCFV, evidenciando o compromisso da cidade com o bem-estar de sua população.