MACEIÓ – Coordenação Técnica de Imunização realiza treinamento para ampliar coberturas vacinais de crianças e adolescentes em Maceió.

A Coordenação Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realizou, na terça-feira (19), um treinamento importante para fortalecer as Ações de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) na cidade. O treinamento abordou o Microplanejamento (MP), um método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e teve como objetivo discutir estratégias para ampliar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes.

O treinamento foi destinado a enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuam nas salas de vacina de unidades de saúde de livre demanda, que incluem as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Referência. Na semana anterior, os profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família também passaram por essa capacitação.

De acordo com a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, o treinamento teve como objetivo informar sobre o Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), buscando melhorar as coberturas vacinais. Além disso, também foi tratado o assunto da Campanha Nacional de Multivacinação, que é um momento crucial para que os pais e responsáveis atualizem o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A enfermeira Jéssica Soares, da Coordenação Técnica de Imunização, explicou que o Microplanejamento trata da organização das ações de vacinação, visando aumentar as coberturas vacinais entre o público-alvo de Maceió. Segundo ela, essa nova metodologia proposta pelo Ministério da Saúde e pela OMS tem como objetivo entregar ao usuário uma vacinação efetiva e eficaz, melhorando a qualidade e a eficiência do processo de vacinação nas salas de vacina da cidade.

O Microplanejamento é um processo que visa alcançar as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, com o intuito de resgatar altas coberturas vacinais nos programas de rotina e outras estratégias de vacinação. Recomendado pela OMS, o Microplanejamento envolve diversas atividades, desde a definição da população-alvo, escolha das vacinas, datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais, visando alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.

Essas ações contribuem para o cumprimento das metas de vacinação. Dentre as estratégias que podem ser adotadas com o Microplanejamento pelos municípios estão a realização do “Dia D” de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas.

Com essas iniciativas e treinamentos, a expectativa é que as coberturas vacinais de Maceió sejam ampliadas, garantindo a proteção de crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis. A Coordenação Técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde está comprometida em implementar estratégias eficientes e abrangentes, seguindo as recomendações da OMS e buscando sempre a melhoria da qualidade da vacinação na cidade.

(Fonte: SMS)

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo