MACEIÓ – “Contribuintes de Maceió podem pagar IPTU de 2024 com 15% de desconto via Pix; confira como emitir a guia pela internet”


Os contribuintes maceioenses terão a oportunidade de quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 com um desconto de 15% através do pagamento via Pix. A novidade traz mais comodidade aos cidadãos, já que evita as tradicionais filas e possibilita que o imposto seja quitado de forma mais rápida e prática.

Para gerar a chave de pagamento, é necessário emitir a guia do imposto pela internet, informando o número de inscrição do imóvel ou o CPF do titular e o CEP do endereço. O prazo para quitar a primeira cota única com 15% de abatimento no total vence no dia 31 de janeiro, então os contribuintes devem ficar atentos para não perderem o prazo.

A Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) destaca que este ano não enviará os tradicionais carnês de pagamento às residências, apenas boletos, a partir de março. A única forma de pagar com o desconto de 15%, considerado um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais do Nordeste, é emitindo a guia pela internet.

Além do IPTU, os maceioenses também têm a possibilidade de quitar outros tributos municipais, como a Taxa de Coleta de Lixo, a Taxa de Licença de Funcionamento (TLF) e o Imposto Sobre Serviços (ISS) através do Pix. A Secretaria Municipal de Fazenda ressalta que o não pagamento desses tributos pode acarretar em consequências sérias, incluindo a inscrição em dívida ativa, cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e, no caso do IPTU, até mesmo o leilão do imóvel.

O objetivo do município é facilitar a vida dos contribuintes, oferecendo mais opções de pagamento e evitando possíveis transtornos decorrentes do não cumprimento das obrigações fiscais. Por isso, a Secretaria Municipal de Fazenda destaca que o único meio de ter acesso à chave de pagamento é emitindo a guia pelo site da Prefeitura de Maceió.

Portanto, os maceioenses devem se organizar para garantir o pagamento em dia de seus tributos municipais, evitando assim problemas futuros. Para mais informações, os contribuintes podem acessar o site da Sefaz ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Contribuinte, que atende de segunda a sexta, das 8h às 14h, mediante agendamento.

Essa nova forma de pagamento traz benefícios tanto para os munícipes quanto para a administração municipal, agilizando os processos e oferecendo mais facilidades para todos os envolvidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo