MACEIÓ – Capacitação da Secretaria de Desenvolvimento Social reúne assistentes sociais para informar sobre benefícios assistenciais disponíveis na cidade.



A Coordenação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) promoveu uma importante capacitação voltada para assistentes sociais do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de unidades de saúde. O objetivo do encontro foi fornecer informações sobre os benefícios assistenciais disponíveis no município para a população.

A coordenadora do BPC, Christiane Barros, destacou a importância do evento, que teve como foco esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico), Bolsa Família, BPC e benefícios eventuais, ampliando o conhecimento sobre cada programa e informando sobre suas peculiaridades. De acordo com Christiane, a solicitação para a realização da capacitação veio do próprio SAD, ressaltando a relevância do diálogo e da troca de informações para a melhoria nos encaminhamentos dos usuários atendidos nos serviços de saúde, que necessitam dos serviços da Assistência Social do município.

Durante a capacitação, Fran Lima, técnica da Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP) do Serviço de Atenção Domiciliar, enfatizou a importância do encontro para o trabalho diário. Ela expôs que, ao realizarem visitas domiciliares, se deparam com situações de vulnerabilidade social e precisam fazer a ponte com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o CadÚnico. Segundo Fran, o conhecimento mais aprofundado da Assistência Social adquirido na capacitação, vai ajudar a repassar informações para os pacientes atendidos no SAD, esclarecendo dúvidas e facilitando o acesso aos serviços sociais o mais rapidamente possível.

O evento, que reuniu cerca de 100 assistentes sociais, foi realizado no auditório da SMS, no Centro da cidade. A capacitação proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender detalhes sobre os programas de assistência social disponíveis, capacitando-os para atender ainda melhor a população.

Este tipo de iniciativa demonstra a preocupação da Semdes em qualificar os profissionais para atuarem de forma eficaz na garantia dos direitos sociais da população, fortalecendo assim a rede de proteção social do município. A importância desse tipo de capacitação para o aprimoramento do atendimento e suporte à população mais vulnerável não pode ser subestimada. Atividades como essa reforçam a importância do trabalho em rede e da integração entre diferentes órgãos e setores da administração pública, visando sempre a melhoria na qualidade de vida da população mais necessitada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo