MACEIÓ – Campanha Janeiro Branco promove debate sobre impacto do uso de telas na saúde mental de crianças em Maceió.


A Saúde mental em Maceió tem ganhado destaque devido à campanha Janeiro Branco, que vem mobilizando todos os equipamentos de Saúde da cidade. Durante todo o mês, temas relacionados à prevenção do adoecimento da mente e das emoções vêm sendo discutidos com os usuários do SUS, visando reforçar o debate e conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

Um dos principais assuntos abordados durante a campanha é o impacto do uso de telas na saúde mental das crianças. De acordo com a psicóloga infantojuvenil da Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da SMS, Silvana Mendonça, o Brasil ocupa o 2º lugar no uso de tecnologias por crianças e adolescentes entre 9 a 17 anos, que chegam a passar uma média de 10 horas por dia em frente às telas.

O uso excessivo de telas por crianças pode levar a diversos problemas, como transtorno de ansiedade grave, dificuldades de sono, concentração e socialização, entre outros sintomas preocupantes. Para combater essa realidade, em 2018, a 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde incluiu o uso abusivo de jogos eletrônicos na seção de transtornos que podem causar vício.

Entretanto, na Rede Municipal de Saúde de Maceió, o trabalho voltado à conscientização e prevenção sobre esse tema é contínuo nas unidades de saúde da cidade. Além disso, para as famílias que já estão enfrentando o adoecimento mental infantil em suas casas, a Saúde disponibiliza psicólogos e psiquiatras especializados no atendimento desse público.

Silvana Mendonça destaca a importância de reconhecer os sintomas da dependência tecnológica nas crianças, como mudanças de humor, empobrecimento nas relações sociais e dificuldades de sono e alimentação. Para tratar esse problema, são adotadas estratégias como aumento do diálogo em família, reflexão sobre outras fontes de gratificação e satisfação, ensino de técnicas de relaxamento e melhora da qualidade do sono.

Além disso, algumas unidades de saúde em Maceió disponibilizam especialistas em saúde mental infantil para atender à demanda da população. Nos locais como PAM Salgadinho, URS Dr. Diógenes Jucá Bernardes, UBS Maria Tereza Holanda Costa e outras, as famílias podem buscar auxílio para enfrentar os desafios relacionados à saúde mental das crianças.

A campanha Janeiro Branco tem cumprido um importante papel ao trazer à tona a importância do cuidado com a saúde mental, especialmente no que diz respeito ao uso de telas por crianças e adolescentes. Com o apoio e orientação da equipe de profissionais da Rede Municipal de Saúde, as famílias têm a oportunidade de buscar ajuda e promover o bem-estar e a saúde mental de seus filhos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo