A coordenação do evento está a cargo de Tatiana Almeida, responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose. Almeida faz um alerta sobre a importância da conscientização em relação aos sinais e sintomas da doença, destacando que o diagnóstico precoce é um dos fatores mais determinantes para um tratamento eficaz. Ela explica que sintomas como tosse persistente por mais de três semanas, febre, suor noturno e perda de peso devem motivar uma procura imediata por uma unidade básica de saúde.
O diagnóstico inicial é feito por meio de um simples exame de escarro, gratuito e disponível em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura sem complicações. É essencial que os pacientes completem o tratamento, que dura cerca de seis meses, para evitar a resistência do bacilo e garantir a recuperação total, salienta Tatiana.
A tuberculose afeta principalmente os pulmões e é transmitida pelo ar, sendo, portanto, vital que medidas de prevenção e tratamento sejam amplamente divulgadas. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito, uma medida essencial para combater a doença que, apesar dos avanços, continua sendo um significativo desafio de saúde pública.
A celebração do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, instituído em 24 de março, lembra a descoberta do bacilo Mycobacterium tuberculosis pelo cientista Robert Koch, em 1882. Esse evento histórico simboliza um marco no combate à doença. A Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso com a eficácia do atendimento, reforço em ações de vigilância e engajamento da sociedade para mitigar os casos e garantir o acesso a diagnóstico e tratamento, reforçando assim a necessidade contínua de atenção e esforço coletivo nessa luta.