A intenção desse evento é ressaltar a importância de incluir os alunos no planejamento de atividades enriquecedoras para a formação deles e dos demais estudantes. A técnica da Secretaria Municipal de Educação, Keila Fragoso, explicou que a ideia era promover uma interação entre os estudantes e fazer com que eles se sentissem valorizados.
Uma mãe presente, Andreia Frazão, contou que seu filho Samuel, de 11 anos e estudante da Escola Municipal Higino Belo, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela revelou que o estudante ficou animado em participar de uma atividade fora da escola, principalmente por ter acesso a abafadores de ouvido, que ajudavam a diminuir os ruídos externos.
Andreia enfatizou a importância dessa experiência para o desenvolvimento do filho, já que a saída do ambiente familiar e a possibilidade de entender mais sobre o mundo ao seu redor representam um grande passo. O uso dos fones abafadores de ouvido permitiu que Samuel pudesse regular os ruídos ao seu redor e aproveitasse a experiência de forma mais confortável.
A sessão de cinema, além de proporcionar uma atividade de entretenimento, também garantiu a inclusão de alunos com diversos tipos de deficiência. As imagens registradas durante o evento mostram o quão significativo foi esse momento para essas crianças, que puderam se divertir e interagir em um ambiente inclusivo.
Essa iniciativa da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência reforça a importância de criar espaços e oportunidades de inclusão, permitindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas atividades e possam se desenvolver plenamente. É uma forma de valorizar e respeitar as diferenças, mostrando que todos têm o direito de participar e desfrutar das mesmas experiências.