Lula rebate críticas de Zema sobre veto ao Propag: “Governador deveria agradecer acordo histórico”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, não deixou passar em branco as críticas feitas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, referentes aos vetos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Lula sancionou o projeto de repactuação das dívidas dos estados, porém, vetou alguns trechos considerados pelo governo federal como capazes de gerar impacto negativo nas contas públicas.

O presidente defendeu a necessidade dos vetos realizados e afirmou que Zema deveria agradecer pelo acordo feito, já que, segundo Lula, somente Jesus Cristo seria capaz de promover tal ação a favor das unidades federativas. Durante a cerimônia de assinatura da concessão da BR-381/MG, Lula destacou a importância das medidas tomadas para beneficiar os estados que não conseguiram cumprir com suas dívidas.

Romeu Zema, por sua vez, criticou o governo federal, acusando-o de querer que os estados arquem com as consequências de suas próprias gestões financeiras inadequadas. Em suas palavras, Zema questionou a manutenção de 39 ministérios, gastos excessivos com viagens e no Palácio da Alvorada, assim como a falta de transparência nos gastos com o cartão corporativo.

Lula rebateu as críticas de Zema, sugerindo que o governador deveria realizar uma pesquisa para encontrar algum presidente da República que nunca tenha vetado medidas propostas por governadores ou prefeitos. O presidente classificou a fala de Zema como desnecessária e reiterou a importância das ações tomadas em prol dos estados endividados. A troca de farpas entre Lula e Zema evidencia a tensão entre governantes de diferentes esferas em relação às questões financeiras e administrativas do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo