Durante o evento, Lula entregou 21 títulos de domínio a comunidades quilombolas de diversas regiões do Brasil. Além disso, o presidente assinou 11 decretos de interesse social, que são passos importantes para a titulação dos territórios ocupados pelas comunidades. Essas ações beneficiarão cerca de 4,5 mil famílias e resultarão na destinação de mais de 120 mil hectares de terras para 19 comunidades em nove Estados do país.
Em seu discurso, o presidente ressaltou os esforços realizados desde 2003 para resolver o problema da titulação das terras, enfatizando os desafios burocráticos enfrentados nesse processo. Lula destacou a complexidade e a morosidade de lidar com a burocracia estatal, que muitas vezes dificulta a concretização de ações e projetos.
No entanto, a transmissão do discurso de Lula durante o evento foi interrompida, impossibilitando que parte de suas falas fosse acompanhada pelo público presente ou por espectadores online. Apesar disso, a iniciativa de realizar o levantamento dos beneficiários dos programas sociais e a entrega dos títulos de domínio às comunidades quilombolas demonstram o comprometimento do governo em garantir direitos e combater a desigualdade social no país.