Do montante total, 75% serão provenientes da iniciativa privada, demonstrando o interesse do setor privado em contribuir para o crescimento do país. Na esfera federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica serão responsáveis por aportar recursos, com destaque para os R$ 63 bilhões que a Caixa destinou para financiar projetos voltados à exportação e à indústria verde.
Por sua vez, o setor privado também se comprometeu com o desenvolvimento do programa, estando previstos R$ 1,06 trilhão em investimentos por parte de empresas como a WEG, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).
As obras terão como foco principal a infraestrutura, saneamento e moradia, além da inclusão e melhoria das baterias elétricas no país. A Nova Indústria Brasil representa um importante plano do governo para impulsionar o setor industrial do país até 2033, visando melhorias na qualidade de vida da população brasileira.
“Essa missão traz qualidade de vida para a população brasileira. Estamos falando de moradia, saneamento básico, mobilidade”, destacou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, ressaltando a importância dos investimentos para o país.
Com um amplo plano de investimentos e parcerias entre o governo e o setor privado, a Missão 3 Nova Indústria Brasil promete impulsionar o desenvolvimento do país e garantir melhores condições de vida para os brasileiros nos próximos anos.