Luiz de Gonzaga Mendes de Barros: um jurista, escritor e jornalista notável das Alagoas


O Jurista Luiz de Gonzaga Mendes de Barros: Uma Vida de Relevância para Alagoas

Nascido em Maceió no dia 2 de novembro de 1934, Luiz de Gonzaga Mendes de Barros tem sido uma figura notável da história alagoana. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela tradicional Faculdade de Direito do Recife, ele se destacou não apenas por sua atuação como jurista, mas também por sua contribuição como político, jornalista e escritor.

Iniciando sua carreira política muito jovem, aos 24 anos, Luiz de Gonzaga Mendes de Barros foi eleito Deputado Estadual e exerceu o cargo de Líder do Governo do probo Muniz Falcão. Posteriormente, liderou a oposição ao governo de Major Luiz até 1963. Durante seu mandato, foi autor da lei que criou a Secretaria de Estado de Agricultura e apresentou projetos de lei que criaram os municípios de Cacimbinhas, Belém e Igaci. Sua jurisprudência foi reconhecida e admirada, demonstrando seu comprometimento com o desenvolvimento e progresso de Alagoas.

Além de sua atuação na política, Luiz de Gonzaga Mendes de Barros também se destacou como Procurador da Assembleia Legislativa, onde demonstrou imparcialidade em suas sentenças e contribuiu para o arcabouço jurídico do estado como um todo. Sua conduta foi marcada por sua fidalguia e respeito às pessoas, características que o tornaram admirado e respeitado.

No campo jornalístico, sua verve foi marcante. Colaborador do extinto Jornal de Alagoas, Mendes de Barros deixava sua marca com artigos contundentes, recheados de verdades nuas e cruas. Sua postura firme e sua capacidade de traduzir seu pensamento de homem público sério em artigos jornalísticos contribuíram para escandalizar a nata alagoana.

Além disso, o jurista também se destacou como escritor, sendo autor do livro “O Galo e o Marajá na Terra do Sol”, uma obra de 654 páginas que recebeu críticas positivas a nível nacional. Com sua habilidade em traduzir seu pensamento de forma clara e objetiva, Luiz de Gonzaga Mendes de Barros consolidou seu papel como uma figura notável não apenas para Alagoas, mas para o país como um todo. Seu legado como jurista, político, jornalista e escritor permanece como um exemplo de dedicação e comprometimento para as gerações futuras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo