Segundo caciques ouvidos pela coluna, apesar da convocação, não houve definição sobre a pauta da semana e também não foi confirmada a realização da tradicional reunião de líderes, que geralmente ocorre todas as terças-feiras.
A expectativa é de que Brasília se esvazie, mesmo após a conclusão das eleições municipais em grande parte das cidades brasileiras. Deputados comentaram que Arthur Lira parece estar “confuso” em relação ao seu próprio futuro, enquanto outros chegaram a afirmar que o atual presidente da Câmara parece ter “abandonado” a Casa, já que na semana anterior, durante as sessões presenciais no Congresso, ele não comandou nenhuma delas.
O motivo por trás desse clima de “lockdown” na Câmara dos Deputados seria o racha no Centrão, que ocorreu após Arthur Lira preterir o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e escolher Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu sucessor. Em resposta, Elmar Nascimento se uniu ao líder do PSD na Casa, Antonio Brito (BA), e juntos planejam formar um bloco governista e lançar ambos como candidatos, visando forçar um segundo turno na disputa pela presidência da Casa.
A incerteza quanto ao futuro da Câmara dos Deputados e as movimentações políticas internas têm gerado especulação e tensão entre os parlamentares, que aguardam definições e tomadas de decisão por parte de Arthur Lira.