Leilão de concessão da Raposo Tavares acontece em São Paulo com previsão de investimentos bilionários e polêmica envolvendo moradores.

Nesta quinta-feira (28/11), foi realizado o leilão de concessão de 92 quilômetros da Rodovia Raposo Tavares, evento que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicano. Esse é o quinto leilão realizado entre outubro e novembro deste ano e encerra a série de leilões promovida pelo governo de São Paulo. Com quatro propostas recebidas, o valor mínimo estabelecido foi de R$ 4,6 milhões, com a previsão de investimento de pelo menos R$ 7,9 bilhões com a concessão.

A empresa vencedora do edital terá a responsabilidade de investir em duplicações, implantação de faixas adicionais, vias marginais, novos dispositivos, adequação de obras de artes especiais, novas passarelas e pontos de ônibus ao longo de 30 anos. Além disso, está prevista a construção de 50 quilômetros de pistas marginais no trecho urbano da Raposo Tavares e de 20 quilômetros de quartas faixas para ampliar a capacidade do tráfego. Um túnel na chegada de São Paulo até a Marginal Pinheiros, com três viadutos para desafogar o trânsito, faz parte do projeto.

No entanto, a concessão da Rodovia Raposo Tavares tem causado polêmica. O governo estadual precisou fazer alterações no projeto original, agora chamado de Nova Raposo, devido aos pedidos e reivindicações dos moradores da região. A implementação de novas ciclovias, construção de vias e viadutos, acessos ligando a avenida Escola Politécnica à Marginal Pinheiros e ao Butantã são algumas das mudanças feitas para atender aos apelos da população.

Mesmo com as mudanças, parte dos moradores não está satisfeita e um movimento intitulado “Nova Raposo Não” pede a suspensão total da concessão. Eles argumentam que o projeto prioriza o automóvel e traz impactos negativos ao meio ambiente e às áreas residenciais que serão afetadas. O governo, por sua vez, afirma ter ouvido mais de 60% das reivindicações feitas durante as audiências públicas, mas o movimento contesta a forma como tais alterações foram conduzidas.

Diante disso, a concessão da Rodovia Raposo Tavares continua sendo alvo de debates e controvérsias, mostrando a importância de conciliar os interesses públicos e privados com as necessidades e preocupações da comunidade local.

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