O incidente ocorreu durante o confronto contra o Penedense, no dia 13 de agosto, em que o ASA saiu vitorioso por 1 a 0. O choque que resultou na lesão aconteceu nos minutos finais da partida. Inicialmente, Filipe Ramon foi colocado sob o protocolo de concussão, após apresentar sintomas relacionados a uma concussão cerebral. Embora não tenha sentido dores e não tenha relatado outras queixas, a realização de novos exames acabou revelando a fratura facial, elevando a preocupação em torno de sua condição física.
Graças à avaliação do departamento médico, foi confirmado que Filipe não precisará passar por cirurgia, o que oferece um alívio à comissão técnica e aos torcedores, que esperam uma recuperação rápida para o atleta. Filipe Ramon chegou ao clube no início da temporada e até o momento participou de quatro jogos. Sua presença no time se alicerça em um bom desempenho, mas agora o ASA precisará se ajustar à sua ausência, o que pode motivar a diretoria a buscar reforços no mercado para suprir essa lacuna.
Diante desse cenário, o ASA se prepara para o próximo desafio. A equipe já está classificada para o mata-mata da Série D e entrará em campo no próximo domingo, dia 27 de agosto, às 16 horas, na última rodada da fase de grupos, contra a Juazeirense. A partida será realizada no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. Os torcedores esperam que, apesar da lesão de Filipe Ramon, a equipe consiga manter a boa sequência de resultados e se preparar adequadamente para os confrontos decisivos que virão.