Interdição de Ladeira em Maceió para Demolições Preventivas
A Ladeira José Cardoso da Silva, que conecta os bairros Bom Parto e Farol, será interditada nesta sexta-feira, dia 23, devido a preocupações com a segurança estrutural da área. A demolição de imóveis localizados na região, bem como a contenção da encosta, é uma resposta a possíveis riscos provocados pelas intensas chuvas que atingem Maceió nos últimos dias. Estas chuvas têm exacerbado a erosão já existente, comprometendo gravemente a integridade da encosta.
A interdição terá início às 8h e permanecerá em vigor até a conclusão das operações. A área em questão se encontra na área 01 do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias, um documento que identifica a região afetada pelo fenômeno de afundamento de solo, resultado das atividades de mineração de sal-gema pela mineradora Braskem.
Segundo Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, “A interdição visa à eliminação do risco que há na região, assegurando a segurança dos que residem e transitam pelo local, tanto pedestres quanto motoristas.” A decisão de interditar a ladeira foi baseada em avaliações realizadas por técnicos da Defesa Civil, que identificaram um risco iminente de colapso nas residências situadas na crista da barreira e a possibilidade de deslizamentos de terra.
Para aqueles que precisam se deslocar entre os bairros, novas rotas foram sugeridas. Motoristas que seguem do Bom Parto para o Farol devem optar pela Rua Durval Coelho Normande, que se encontra à esquerda da Ladeira José Cardoso da Silva, seguindo até a Rua Virgínio de Campo. Da mesma forma, deslocando-se do Farol para o Bom Parto, o condutor é aconselhado a utilizar a Avenida Industrial Luiz Calheiros Junior ou a Rua Antenor Gomes de Oliveira, acessando a Rua Vereador José Lúcio de Melo para chegar à Rua Durval Coelho Normande.
Além disso, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) estará presente na área, com equipes de policiamento viário para orientar os motoristas durante o período de interdição. A ação visa não apenas a segurança dos residentes da localidade, mas também a proteção de todos que utilizam as vias nas proximidades.