JUSTIÇA – Zanin é festejado em jantar pós-posse no STF, celebrando sua conquista como novo integrante da Suprema Corte.



A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ofereceu na noite desta quinta-feira (3) um jantar para comemorar a posse do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. O evento, que aconteceu em um salão de festas no Setor de Clubes Sul, em Brasília, contou com a presença de autoridades dos Três Poderes e personalidades conhecidas no mundo jurídico.

A tradição de oferecer o jantar para os ministros que tomam posse na Corte é realizada pelas associações de magistrados, e não envolve gastos públicos. Os convidados desembolsaram cerca de R$ 500 para participar da recepção.

Antes do jantar, Zanin foi empossado no cargo pelo plenário do STF. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aprovado pelo Senado, o novo ministro, que tem 47 anos, poderá permanecer na função até os 75 anos, quando ocorre a aposentadoria compulsória.

Com a posse, Zanin assume a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou compulsoriamente em abril. O ministro herda aproximadamente 566 processos que estavam sob responsabilidade de Lewandowski, incluindo ações relacionadas à conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e questionamentos sobre a Lei das Estatais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo