JUSTIÇA – Supremo Tribunal Federal decide se Jair Bolsonaro e mais sete réus se tornarão réus por trama golpista em julgamento.



Na manhã desta quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne para decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados irão se tornar réus em um processo relacionado a uma suposta trama golpista. A sessão está marcada para iniciar às 9h30 e promete ser intensa.

Os oito acusados fazem parte de um grupo de 34 indivíduos que são suspeitos de integrar uma organização criminosa que teria atuado contra a democracia entre 2021 e o início de 2023. A denúncia foi apresentada recentemente pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e agora cabe aos ministros do STF decidirem se aceitam ou não.

O relator do caso, Alexandre de Moraes, iniciará a sessão com seu voto, seguido pelos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que também irão proferir seus votos. A decisão da maioria dos magistrados poderá levar à abertura de um processo criminal contra Bolsonaro e os demais acusados, respondendo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Caso o processo seja aberto, os advogados terão a oportunidade de indicar testemunhas e solicitar a produção de provas para a defesa dos réus. Após a fase de instrução do processo, o julgamento ocorrerá e os ministros do STF decidirão se os acusados serão condenados ou absolvidos. A possível pena para os crimes em questão ultrapassa os 30 anos de prisão.

O suposto núcleo crucial da organização criminosa envolve figuras proeminentes como Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, General Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. A acusação da PGR alega que Bolsonaro tinha conhecimento de um plano para assassinar autoridades e executar um golpe de Estado no país.

Durante o primeiro dia de julgamento, os advogados dos acusados contestaram a denúncia e o procurador-geral da República reforçou as acusações de golpe de Estado. A presença surpresa de Bolsonaro no STF chamou a atenção, assim como a rejeição de diversas questões preliminares pelos ministros. A expectativa agora é pela decisão final da Primeira Turma do STF em relação ao futuro dos réus envolvidos na trama golpista.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo