Segundo informações do governo fluminense, o efetivo dos batalhões estará em prontidão para a ação, com 535 policiais em Niterói e 219 em Petrópolis. Além do patrulhamento das vias públicas, os policiais serão responsáveis pela escolta de urnas, segurança dos locais de votação, suporte às atividades de fiscalização eleitoral, transporte de material e atendimento em delegacias.
O plano especial para as eleições teve início no sábado, às 8h, e se estenderá até o encerramento do pleito no domingo. O governador Cláudio Castro destacou a importância do reforço na segurança e ressaltou a integração com o Tribunal Regional Eleitoral, garantindo que a operação será monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle.
Além do reforço policial, um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral permitirá a presença de 50 bombeiros militares e 34 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar para apoio às atividades dos cartórios eleitorais e do TRE-RJ. Os bombeiros terão o papel de oferecer suporte nas atividades de fiscalização eleitoral e transporte de material.
Para garantir a lisura do processo eleitoral, o TRE-RJ realizou o sorteio de nove urnas eletrônicas de Niterói e Petrópolis que passarão por auditorias durante o segundo turno. Cinco urnas serão submetidas ao Teste de Integridade, enquanto outras três passarão pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.
Os eleitores devem comparecer aos mesmos locais de votação do primeiro turno, das 8h às 17h, munidos de documento oficial com foto. A propaganda durante o segundo turno é restrita, permitindo apenas manifestações individuais e silenciosas dos eleitores. É importante ressaltar que o uso de aparelhos eletrônicos na cabine de votação é proibido por lei.
Além disso, o transporte coletivo estará gratuito no dia das eleições, facilitando o deslocamento dos eleitores. A Justiça Eleitoral recomenda atenção aos locais de votação e reforça a importância do voto para escolher os futuros prefeitos de Niterói e Petrópolis nos próximos quatro anos.