Os partidos solicitaram ao TSE uma extensão do prazo para a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário destinados às candidaturas femininas e de pessoas negras. O prazo para a distribuição destes recursos expira nesta sexta-feira (30), com a liberação dos mesmos nas contas nacionais dos partidos, para posteriormente serem destinados aos candidatos.
Gleisi Hoffmann, presidente do PT, destacou a dificuldade em identificar todos os candidatos com direito aos repasses, uma vez que o partido possui um grande número de candidaturas femininas e pretas. De acordo com a dirigente, o PT possui 36% de candidaturas femininas e pretende destinar cerca de 30% dos recursos às candidaturas negras.
A quantidade de candidatos negros nestas eleições é significativamente maior do que a de candidatos brancos, totalizando 240.587 contra 215.763 respectivamente. Este é o segundo pleito na história em que o número de candidatos negros supera os brancos. As eleições terão seu primeiro turno em 6 de outubro, com um possível segundo turno em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum candidato à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.