JUSTIÇA – Moraes ordena inquérito contra Carla Zambelli por obstrução de investigação e coação, enquanto deputada busca asilo político nos EUA após fuga do Brasil.



O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quarta-feira a abertura de um inquérito para investigar a deputada federal Carla Zambelli, do PL de São Paulo, em relação aos crimes de coação no curso do processo e obstrução das investigações. Esta decisão vem na esteira de declarações feitas pela parlamentar em uma recente entrevista, na qual ela revelou sua intenção de permanecer nos Estados Unidos, após deixar o Brasil, para solicitar asilo político ao governo norte-americano.

Moraes alinhou suas preocupações de que Zambelli estaria adotando um “modus operandi” semelhante ao do deputado Eduardo Bolsonaro, também do PL-SP, que está sendo investigado por supostamente incitar a intervenção do governo dos Estados Unidos contra Moraes e outras autoridades brasileiras. Essa conexão tem sido vista com receio, considerando a natureza das acusações envolvidas.

A determinação do ministro inclui um prazo de dez dias para que Zambelli preste depoimento à Polícia Federal, o que pode ocorrer de forma escrita. Além disso, Moraes solicitou ao Banco Central que forneça uma lista de pessoas que tenham realizado transferências via PIX para a deputada, especialmente após ela ter realizado uma campanha de arrecadação na internet, que ocorreu após sua condenação pelo STF.

Em outra medida, Moraes já tinha determinado a prisão da deputada e sua inclusão na lista de procurados pela Interpol, além de ordenar a suspensão de suas contas em redes sociais. A recente entrevista dada por Zambelli a uma rádio no interior de São Paulo indicou que ela alegava ter deixado o país para tratamento de saúde, enquanto também expressava sua intenção de se deslocar para a Itália, onde possui cidadania.

A solicitação para a prisão de Carla Zambelli foi feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que argumentou que a parlamentar teria fugido do país com o intuito de evitar a cumprimento de sua condenação. As investigações que cercam a deputada e seus recentes desdobramentos seguem em evidência, trazendo à tona questões sobre a legalidade de suas ações e a importância da accountability no cenário político nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo