JUSTIÇA – Ministério da Justiça autoriza permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro até fevereiro


O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta sexta-feira (19) a prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro. A decisão foi comunicada pelo ministro Fávio Dino, por meio de suas redes sociais, na tarde de quinta-feira, e tem como objetivo manter a atuação da Força Nacional até a posse da nova equipe no Ministério da Justiça, prevista para fevereiro.

A presença da Força Nacional no Rio de Janeiro teve início em outubro do ano passado, quando cerca de 300 agentes foram enviados ao estado para colaborar nas ações de enfrentamento ao crime organizado, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e as forças de segurança locais. Desde então, o contingente tem atuado no patrulhamento das principais rodovias do estado, com o objetivo de bloquear rotas utilizadas para o transporte de cargas e veículos roubados, além de drogas e armas.

O efetivo da Força Nacional é composto por bombeiros, policiais civis, militares e peritos, e atua em 11 estados brasileiros, colaborando na preservação da ordem pública, na segurança de pessoas e de patrimônio, assim como em situações de emergências e calamidades públicas. A autorização para a permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro demonstra o compromisso do governo em continuar apoiando as ações de segurança pública no estado, até que a nova equipe do Ministério da Justiça esteja em pleno funcionamento.

A decisão de manter a Força Nacional atuando no Rio de Janeiro até fevereiro recebeu o aval do governo estadual, que solicitou o apoio das forças federais. Com a prorrogação da presença da Força Nacional, espera-se que a atuação conjunta com as forças de segurança do estado contribua para a redução da criminalidade e para o fortalecimento das medidas de combate ao crime organizado. A permanência da Força Nacional no Rio de Janeiro demonstra a importância do trabalho conjunto entre as esferas federal e estadual na busca por soluções efetivas para a segurança pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo