Justiça Federal em Alagoas Abre Inscrições para Conciliadores; Bacharéis e Estudantes de Direito Podem se Candidatar.

Os bacharéis e estudantes do curso de Direito estão recebendo uma oportunidade imperdível para se inserirem no mercado de trabalho e aplicarem seus conhecimentos na prática. A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) está com inscrições abertas para conciliadores, uma atividade que proporciona experiência profissional valiosa e a possibilidade de contribuir para a resolução de conflitos no sistema judiciário.

Os interessados têm até o dia 8 de dezembro para se inscreverem no site da Justiça Federal. A seleção conta com cinco vagas para os Juizados Especiais Federais (JEFs) em Maceió, além de duas vagas em cada uma das Subseções de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema. Os candidatos passarão por provas com questões subjetivas, agendadas para o dia 18 de dezembro, às 9h. Os aprovados nesta etapa serão convocados para a segunda fase da seleção, que inclui análise curricular e entrevista pessoal, marcada para o dia 19 de janeiro, também às 9h.

Há, ainda, cinco vagas disponíveis para o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), destinadas a graduados em qualquer curso de nível superior. A seleção para este setor consistirá em análise curricular e entrevista pessoal, que acontecerão no dia 19 de janeiro, às 14h. Os resultados finais das seleções para ambas as áreas serão divulgados no dia 22 de janeiro.

O edital do concurso reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para pessoas negras, mediante preenchimento de documento de autodeclaração disponível no site da instituição. Os conciliadores selecionados terão a importante missão de planejar e conduzir sessões presenciais ou virtuais, coletar dados estatísticos, formatar expedientes, aplicar questionários de qualidade, prestar atendimento e esclarecimentos ao público atendido pela JFAL, entre outras funções.

Vale destacar que a atividade de conciliador, embora não remunerada, conta como experiência prática jurídica e é pontuada em concursos públicos. Além disso, a validade do certame é de um ano, prorrogável por igual período. A banca examinadora é presidida pelo juiz federal Cristiano de Jesus Pereira Nascimento e conta com a participação dos juízes federais Ângelo Cavalcanti Alves de Miranda Neto e Ricardo Luiz Barbosa de Sampaio Zagallo, além do suplente Sergio Silva Feitosa.

O edital completo, incluindo o conteúdo programático e anexos a serem preenchidos pelos candidatos, está disponível no endereço eletrônico: https://www.jfal.jus.br/concursos/conciliadores/. Não perca essa oportunidade e inscreva-se para fazer parte desse importante serviço de conciliação da Justiça Federal em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo