Os advogados de Silvinei Vasques protocolaram um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, argumentando que a presença do cliente em Brasília é essencial para garantir seu direito de defesa, em conformidade com os princípios do contraditório e da ampla defesa. Além de Vasques, o núcleo 2 é composto por Filipe Martins, Marcelo Câmara, Mário Fernandes, Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira.
A Primeira Turma do STF será responsável por julgar a denúncia, liderada pelo relator Alexandre de Moraes, juntamente com os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Segundo o regimento interno da Corte, as ações penais são de competência das turmas do tribunal, e como o relator integra a Primeira Turma, o colegiado será responsável por decidir sobre a acusação.
Até o momento, apenas o núcleo 1 foi julgado, resultando na transformação de Jair Bolsonaro e outros sete acusados em réus. Restam mais três núcleos a serem julgados no decorrer do processo. A busca pela verdade e pela justiça continua a mobilizar a atenção do público e dos envolvidos nesse complexo e sensível caso.