A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) destaca a importância de os consumidores verificarem se seus dados estão corretos na Lista de Credores e se os valores de créditos estão de acordo com o que possuem para receber. A DPMG também disponibilizou uma cartilha com orientações sobre os procedimentos necessários para os consumidores que ainda não foram inseridos na lista.
Além disso, a assessora técnica do Procon-SP, Patrícia Dias, ressalta que é fundamental que todos os consumidores lesados pela 123Milhas façam a habilitação como credores no processo de recuperação judicial da empresa. Ela destaca que a expectativa do órgão é de que todos os prejudicados sejam ressarcidos, uma vez que a empresa possui patrimônio separado pela Justiça para esse fim.
A crise na empresa teve início em 2023, quando a 123Milhas suspendeu a emissão de passagens da linha Promo e propôs ressarcir os clientes por meio de vouchers. Fundada em 2016 pelos irmãos Ramiro e Augusto Madureira, a empresa tornou-se o maior anunciante do país em 2021.
Em janeiro de 2024, a juíza Cláudia Helena Barbosa determinou a suspensão da recuperação judicial da empresa. A 123Milhas já havia tido sua recuperação judicial suspensa em setembro e retomada em dezembro, com questionamentos da Senacon sobre os motivos que levaram ao cancelamento de pacotes e passagens.
Diante desse cenário, os consumidores prejudicados têm a oportunidade de buscar a regularização de sua situação e garantir que seus direitos sejam respeitados. A orientação é não deixar para a última hora a habilitação como credores e a correção de dados, para que todo o processo ocorra de forma transparente e eficaz.