Junta Comercial de Alagoas celebra 131 anos de história e registro de mais de 500 mil negócios no estado


A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) celebra neste domingo (26) seu aniversário de 131 anos, uma história que se confunde com a própria história do estado. Desde 1893, quando foi feito o primeiro registro empresarial, até os dias atuais, a Juceal reúne em seus arquivos informações de 539.970 negócios alagoanos. Esse legado se iniciou com a sanção da lei nº 28 pelo então governador Gabino de Araújo Besouro, que estabeleceu a entidade com o propósito de facilitar a abertura, alteração e fechamento de empresas na região.

Com um cadastro robusto, a Juceal contabiliza os dados de 260.972 microempreendedores individuais (MEIs), 145.956 microempresas, 21.466 empresas de pequeno porte e 111.576 negócios sem porte específico. Além disso, possui registros de 419.300 empresários individuais, 111.270 sociedades limitadas, 3.459 sociedades anônimas fechadas, entre outros tipos de empresas atuantes no estado.

Ao longo de sua história, a Juceal evoluiu de um órgão cartorário para uma entidade de fomento econômico e se tornou fundamental para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas. Atualmente, a Junta Comercial oferece um ambiente digital eficiente para simplificar os processos empresariais e impulsionar o ambiente de negócios local. O presidente da Juceal, Ricardo Dória, destaca o orgulho pela história da autarquia e projeta um futuro ainda mais brilhante para a economia alagoana.

Recentemente, a agilidade nos registros empresariais atingiu recordes, com o tempo médio de abertura de negócios em Alagoas diminuindo progressivamente nos últimos anos. Em 2022, a média anual foi de apenas 10h32, o menor tempo registrado até então. Além disso, a Juceal tem buscado aprimorar o ambiente de legalização de negócios, como a integração de sistemas com o Corpo de Bombeiros para otimizar a emissão de licenças.

Com 131 anos de serviços prestados, a Juceal reflete sua importância na economia alagoana, com mais de 279.541 empresas registradas ativamente. A Junta Comercial continua sendo peça chave no desenvolvimento e dinamismo dos negócios em Alagoas, proporcionando um ambiente propício para o crescimento e a inovação empresarial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo