Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais em Pessoas Trans e Intersexo marca estreia de procedimentos pelo SUS na Região Norte.

Acontecerá em Manaus, no Amazonas, a 1ª Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais em Pessoas Trans e Intersexo. Vinte e três pessoas intersexo e trans passarão pelo processo de redesignação sexual, marcando a primeira vez que esses procedimentos serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Norte.

As cirurgias serão conduzidas em três salas simultâneas por uma equipe de oito cirurgiões urológicos selecionados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Entre os pacientes, destacam-se três indígenas intersexo.

O evento, que reunirá 150 profissionais e acadêmicos, incluindo 150 profissionais de direito, serviço social e da saúde, visa capacitar equipes locais nas técnicas estabelecidas de cirurgias de redesignação sexual e intersexo. A presidente da comissão organizadora da Jornada, Conceição Maria Guedes Crozara, ressalta que a região estará se preparando para atender a demanda crescente por esses procedimentos.

Dr. Ubirajara Barroso Jr, organizador da equipe cirúrgica, enfatiza a importância de dar assistência de qualidade em um local que carece desse tipo de atendimento. Ele destaca que a visibilidade para pessoas intersexo ainda é menor do que para pessoas trans, resultando em filas enormes de espera por cirurgias.

Além das cirurgias, a jornada também servirá para coletar informações da população indígena intersexo para um estudo científico pioneiro. Dr. Barroso Jr ressalta a relevância da pesquisa para entender o impacto de ter uma genitália atípica em uma tribo indígena.

A iniciativa é considerada um marco para a região, proporcionando não apenas os procedimentos cirúrgicos, mas também a capacitação de equipes locais. A Jornada Multiprofissional de Cirurgias de Modificações Corporais em Pessoas Trans e Intersexo busca ampliar o conhecimento e a visibilidade sobre transexualidade e intersexualidade no âmbito do atendimento público de saúde.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo