Atualmente, Jaylen Brown, do Boston Celtics, detém o contrato mais caro da liga americana de basquete, recebendo cerca de 60 milhões de dólares por ano. No entanto, se Doncic conseguir uma vaga no time All-NBA na temporada de 2023/24, ele se tornará elegível para assinar uma extensão supermax com o Mavericks, que está projetada para valer astronômicos 318 milhões de dólares ao longo de cinco anos.
No entanto, mesmo cumprindo os critérios necessários, o esloveno ainda não pode assinar a prorrogação de contrato devido ao seu tempo de serviço na liga. É exigido um mínimo de sete anos de experiência, e Doncic possui atualmente apenas seis anos. Portanto, a renovação só poderá ser concretizada no verão de 2025.
Para além disso, as cifras impressionantes podem crescer ainda mais se o teto salarial aumentar em até 10% a cada temporada durante os próximos três anos. Nesse cenário, o novo contrato de Doncic poderia chegar a incríveis 367,5 milhões de dólares, o equivalente a aproximadamente R$ 400 milhões na cotação atual. Com isso, o jogador esloveno faturaria cerca de 83,6 milhões de dólares por ano.
Além de Luka Doncic, outros jogadores também têm a possibilidade de assinar uma extensão supermax na NBA. Nomes como Jamal Murray, De’Aaron Fox, Pascal Siakam, Brandon Ingram, Bam Adebayo, Jaren Jackson Jr. e Shai Gilgeous-Alexander estão na lista dos possíveis beneficiados.
No entanto, para que essas negociações possam se concretizar, é necessário que esses atletas sejam selecionados nesta temporada para o time All-NBA, sejam nomeados Jogador Defensivo do Ano ou ganhem o prêmio de MVP. Somente assim eles se tornarão elegíveis para assinar um acordo supermax a partir de 2024 ou 2025 e desfrutar de um contrato milionário.
Com essa possibilidade de alcançar um valor inédito na NBA, Luka Doncic está provando cada vez mais que é um dos principais destaques da liga e um jogador extremamente valioso para a franquia do Dallas Mavericks. Resta agora aguardar os próximos anos para ver se o jovem esloveno conseguirá superar essa marca impressionante e escrever definitivamente seu nome na história do basquete.