INTERNACIONAL – Israel autoriza entrada de 200 caminhões de ajuda humanitária em Gaza através de passagem de fronteira de Kerem Shalom


Na manhã deste domingo, aproximadamente 200 caminhões de ajuda humanitária, incluindo quatro veículos de combustível, têm previsão de entrar em Gaza através da passagem de fronteira de Kerem Shalom. A informação foi confirmada por Khaled Zayed, chefe da Sociedade do Crescente Vermelho Egípcio no Sinai do Norte, em entrevista à agência Reuters.

A Al Qaeda News TV, afiliada ao governo egípcio, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando os caminhões de ajuda humanitária passando pelo cruzamento. O transporte de suprimentos essenciais tem como objetivo atender às necessidades da população local, especialmente após o fechamento da passagem fronteiriça de Rafah há quase três semanas.

O fechamento de Rafah, que era o principal ponto de entrada em Gaza para ajuda humanitária e suprimentos comerciais, ocorreu no contexto da ofensiva militar israelense na região, iniciada em maio. Com o bloqueio, alguns alimentos destinados a Gaza começaram a se deteriorar, evidenciando a urgência do envio de ajuda através de Kerem Shalom, em Israel.

O Egito e os Estados Unidos concordaram em 24 de maio em possibilitar a passagem de ajuda humanitária por Kerem Shalom até que sejam tomadas as medidas necessárias para reabrir Rafah no lado palestino. A situação humanitária em Gaza é delicada, com um monitor global alertando para a iminência da fome em algumas áreas, onde vivem cerca de 2,3 milhões de pessoas.

Diante desse cenário, a chegada dos caminhões de ajuda humanitária em Gaza é vista como um alívio para a população local, que enfrenta sérias dificuldades em meio ao conflito. A mobilização internacional para garantir o acesso a suprimentos essenciais demonstra a preocupação com a situação humanitária na região e a necessidade de ações urgentes para mitigar o sofrimento da população palestina.

Por Jaidaa Taha.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo